CPPC alerta para massacre

<i>Can you, president Obama?</i>

O Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) não deixou passar em claro a tomada de posse do novo presidente dos EUA, Barack Obama, confrontando a nova administração com a situação que se vive na Palestina. Anteontem, foram colocadas duas faixas junto à embaixada daquele país em Lisboa. Juntas, deixavam uma mensagem clara: «E agora, presidente Obama? Free Palestine. can you, president Obama (Liberte a Palestina. Consegue, presidente Obama?)
Depois de colocadas as faixas, foi entregue na portaria da representação diplomática uma missiva onde se exige o fim da cumplicidade dos EUA com Israel, que permite a este país prosseguir os crimes contra o povo palestiniano.
No sábado, a União dos Sindicatos de Aveiro promoveu, no Largo da Biblioteca Municipal de Aveiro, uma concentração exigindo o fim do massacre e bloqueio a Gaza. «A situação humanitária é desesperada e por todo o mundo se levanta um enorme coro de críticas e de protestos contra este brutal massacre, cuja terrível dimensão está longe de se prever e conhecer», adverte o sindicato, afecto à CGTP-IN.
Por seu lado, no dia 13 de Janeiro, no Porto, o Movimento pela Paz realizou uma concentração pela «Paz na Palestina e contra a agressão israelita». Nesta iniciativa, que contou com a participação de cerca de 250 pessoas, intervieram Manuel Loff e Michel Cabalan, que assinalaram a luta dos palestinianos ao longo de 60 anos de humilhações e sofrimentos infligidos pelos israelitas.


Mais artigos de: Nacional

Estado despreza mais novos

A JCP considera que o Projecto de Lei que visa a criação dos Conselhos Municipais da Juventude representa uma tentativa de desresponsabilização do Estado e do Instituto Português da Juventude perante o movimento associativo, passando essa responsabilidade para as autarquias.

Ataque à «democracia»

Os comunistas dos Açores alertaram, domingo, para o facto de «a qualidade da democracia e a dignidade dos profissionais» da televisão pública do arquipélago «sofreram graves atentados», acusando o Governo Regional de «tentar alterar os alinhamentos e conteúdos noticiosos».

Reabilitação do Barreiro Antigo

A Câmara do Barreiro aprovou a criação do Conselho para a Reabilitação e Desenvolvimento do Barreiro Antigo (CRDBA) que tem como objectivo ser uma instância de participação, consulta e acção estratégica para a zona em causa. O CRBA vai intervir em matérias relacionadas com a reabilitação, o desenvolvimento social,...

Trapalhadas em Almeirim

O Partido Ecologista «Os Verdes» contestou a aprovação, em Conselho de Ministros, da suspensão parcial do Plano Director Municipal de Almeirim por três anos para permitir a construção do Estabelecimento Prisional do Vale do Tejo. Em comunicado, os ecologistas afirmam que a resolução «é a prova cabal das trapalhadas e das...

Novo hospital em Alhos Vedros

No passado dia 11 de Janeiro tomaram posse os órgãos sociais da Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros para o triénio 2009/2011. A cerimónia decorreu na presença de uma centena de pessoas, entre as quais representantes da Assembleia e Junta de Freguesia de Alhos Vedros, Assembleia e Câmara da Moita, o representante...

Combater a ineficácia e a propaganda do PS

Em Lisboa não há plano estratégico para a cidade e a prometida revisão e actualização do PDM (Plano Director Municipal) também não aparece.Nas Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2009 não há orientações para uma governação do município. Há propaganda e propostas que não vão ser realizadas em 2009.Em 2007 e 2008 era...

Com a Palestina

«As bombas deixaram de cair, mas a paz não chegou ao Médio Oriente», alertam as organizações promotoras da manifestação que vai ter lugar em Lisboa, no próximo sábado, com concentração no Largo de Camões, a partir das 15 horas.